Jan ca´Vörl está agonizando os últimos instantes de vida, e quem se tornará o novo hïrzg de Firenzcia: Allesandra, a filha raptada pela archigos Ana ca´Seranta, ou o ambicioso Fynn? O Trono do Sol também se encontra “vazio” à espera da maioridade do frágil Audric ca´Dakwi, filho de Justi e herdeiro de Marguerite ca´Ludovici. Essas posições de poder são mais disputadas do que se aparenta e nesse cenário de desolação e desconfiança, assassinatos inesperados mudam as peças do tabuleiro: amigos podem se revelar inimigos, laços de sangue tornam-se fatais e os mortos podem mostrar-se ainda com alguma influência sobre esse jogo de poder. Para esquentar ainda mais essa trama, um novo personagem chama a atenção pelo seu ar de mistério envolvente: a Pedra Branca. Neste segundo livro de O ciclo de Nessântico, S. L. Farrell confirma sua habilidade em criar personagens instigantes, ambíguos e fascinantes, inseridos num mundo onde magia, poder e sedução estimulam a imaginação de leitores ávidos por essa atmosfera de suspense e de fantasia sempre com algo a ser desvelado.
O Trono do Sol: A Magia do Anoitecer – O Ciclo Nessântico Vol. 2 – S. L. Farrell
Ficha Técnica
Copyright © 2009 by S. L. Farrell
Todos os direitos reservados.
Tradução para a língua portuguesa © Texto Editores Ltda., 2013
Título original: A magic of nightfall
Publicado originalmente por Daw Books.
Diretor editorial: Pascoal Soto
Editora executiva: Tainã Bispo
Editora assistente: Ana Carolina Gasonato
Assistentes editoriais: Fernanada S. Ohosaku, Renata Alves e Maitê Zickuhr
Preparação de texto: Carolina Costa
Revisão: Juliana Caldas
Projeto gráfico: Jordana Chaves
Imagem de capa: Shutterstock
Adaptação de mapas: Eduardo Borges e Vivian Oliveira
Capa: Neusa Dias
DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP)
(ANGÉLICA ILACQUA CRB-8/7057)
Farrell, S. L.
O trono do sol – a magia do anoitecer / S. L. Farrell; tradução de André Gordirro. – São Paulo : LeYa, 2013.
(O Ciclo Nessântico, v. 2)
Título original: A magic of a nightfall
ISBN 9788580447880
1. Romance norte-americano 2. Fantasia I. Título II. Gordirro, André III. Série
13-0327 CDD-813
Índice para catálogo sistemático:
1. Romances : Literatura norte-americana 813
2013
Texto Editores Ltda.
Uma editora do Grupo LeYa
Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 86
01248-010 – Pacaembu – São Paulo - SP
www.leya.com
Para meus pais, Wally & Betty,
que sempre encorajaram a estranha
criança “artística” que eles criaram.
No fim das contas, a culpa é deles!
E, como sempre, para Denise.
AGRADECIMENTOS
Li vários livros como inspiração e referência para escrever esta série. Os que li antes de começar o Ciclo Nessântico, bem como os lidos quando escrevi O trono do Sol – a magia da alvorada, estão listados no livro um; obviamente, eles também influenciaram este livro que você tem em mãos. Continuei a ler textos históricos para inspiração e pesquisa — é algo que eu curto, de qualquer maneira. Aqui estão os que li enquanto escrevia o livro dois; todos influenciaram um pouco o texto.
DAWKINS, Richard. Deus, um Delírio. Companhia das Letras, 2007.
THOMAS, Keith. Religion and the Decline of Magic. Oxford University Press, 1971.
ACZEL, Amir. The Jesuit & The Skull. Penguin, 2007.
KIND, Ross. Brunelleschi’s Dome. Penguin, 2001.
Uma viagem à França também serviu como inspiração para grande parte do Ciclo Nessântico. Em especial, a região do vale do Loire, com seus castelos e adoráveis campos, provocou várias ideias, assim como nossos dias em Paris. Eu gostaria de recomendar a todos que estão indo à França que visitem o vale do Loire e passem um tempo explorando não só os castelos, mas também os pequenos vilarejos nos campos ao redor, como Azay le Rideau ou Villaines-les-Rochers. Nessântico não é Paris especificamente, mas muitos detalhes saíram de nossas experiências lá. Espero que elas tenham enriquecido o livro.
Pode parecer estranho agradecer a um programa de computador, mas irei fazê-lo. No meio do processo de criação deste livro, eu esbarrei com o software mais útil para escrever romances que um dia honrou meu computador: Scrivener. Para aqueles que estão escrevendo na plataforma Macintosh, vocês precisam dar uma olhada nisso. O Scrivener pensa como eu penso e me permitiu gerenciar a tarefa monumental de escrever um romance muitíssimo melhor do que qualquer processador de texto jamais conseguiria. Obrigado, Keith Blount, por criar esse programa! Para quem ficou curioso, o Scrivener pode ser encontrado em — eu recomendo muitíssimo!
Muitos agradecimentos, como sempre, à minha agente Merrilee Heifetz da Writers House, que é minha parceira de escrita há muitos anos — sem ela, nada disso seria possível.
Minha gratidão aos meus primeiros leitores, Denise Parsley Leigh (que foi forçada a ler todos os manuscritos), e a Justin Scott e Don Wenzel, que aperfeiçoaram o manuscrito para submissão — obrigado a todos vocês pelas opiniões e pelas correções! Estou muito agradecido pela ajuda!
E, por último (mas certamente não menos importante — ela vem por último porque a pessoa sempre quer encerrar com algo forte!), e