Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.
O Iluminado by Stephen King o(O_O)o O Iluminado
Stephen King
O Iluminado by Stephen King o(O_O)o Aqui, neste apartamento também, estava ele... o imenso relógio de ébano, com o balançar triste, preguiçoso, monótono de seu pêndulo; e... ao bater da hora, saía de seus pulmões de bronze o som claro e alto, profundo e extraordinariamente musical, de melodia e relevo tão peculiares que, a cada intervalo de hora, os músicos da orquestra eram obrigados a parar para dar atenção ao som; e os dançarinos forçosamente cessavam suas evoluções, dando lugar a uma breve inquietação do alegre grupo; e, enquanto os carrilhões do relógio ainda tocavam, a falta de seriedade esvanecia, e os mais velhos e serenos levavam a mão à fronte como que num confuso devaneio ou meditação. Mas ao cessar dos suaves ecos musicais, a assembléia impregnava-se de risos leves... e (eles) sorriam do seu nervosismo... sussurravam juras, de que o tocar do próximo carrilhão não lhes provocaria emoção semelhante; e então, depois do intervalo dos sessenta minutos... um outro tocar de carrilhão do relógio, seguido da mesma inquietação, agitação e meditação de antes. Mas apesar de tudo, aquilo era um alegre e esplêndido festim...
E. A. Poe
A Máscara da Morte Rubra
"O adormecer da razão gera monstros."
Goya.
"Tudo tem seu tempo certo."
Dito popular
O Iluminado by Stephen King o(O_O)o Alguns dos mais belos balneários do mundo estão no Colorado, mas o hotel destas páginas não se baseia em nenhum deles. O Overlook e as pessoas a ele ligadas existem tão-somente na imaginação do autor.
O Iluminado by Stephen King o(O_O)o PRIMEIRA PARTE
Introdução
O Iluminado by Stephen King o(O_O)o 1
ENTREVISTA DE TRABALHO
Jack Torrance pensou: Cretino.
Ullman media um metro e sessenta e se locomovia com maneiras afetadas que parecem ser exclusividade de todo homem gordo e baixo. O cabelo bem repartido, e o terno escuro, sóbrio, mas confortável. Sou o homem para quem você pode trazer seus problemas, dizia o terno ao cliente. Como entrevistados, porém, falava mais asperamente: Acho bom tudo correr muito bem. Tinha um cravo na lapela, talvez para que ninguém na rua tomasse Stuart Ullman pelo empresário local.
Enquanto ouvia Ullman, Jack admitiu que, naquelas circunstâncias, não poderia gostar de nenhum homem do outro lado da mesa.
Ullman fez uma pergunta que ele não entendeu. Isso era ruim; Ullman era o tipo de homem que arquivava tais lapsos num arquivo mental, circular, para consultas posteriores.
- Como disse?
- Perguntei se sua mulher compreendeu qual seria sua função aqui. Há também seu filho, claro. - Lançou o olhar sobre o formulário de solicitação de emprego que estava a sua frente. - Daniel. Sua mulher não está um pouco atemorizada com a idéia?
- Wendy é uma mulher extraordinária.
- E seu filho também é extraordinário?
Jack sorriu, um largo sorriso de relações-públicas.
- Assim suponho. p uma criança muito segura para seus cinco anos.
Ullman não sorriu. Colocou o formulário de Jack de volta na pasta e devolveu-a à
gaveta. A mesa estava agora completamente limpa, exceto por um mata-borrão, um telefone, um foco de luz e uma caixeta de entrada e saída de papéis, que também estava vazia.
Ullman levantou-se e foi até o arquivo do canto.
- Fique aí na mesa, por favor, Sr. Torrance. Vamos dar uma olhada na planta dos O Iluminado by Stephen King o(O_O)o andares do hotel.
Trouxe cinco folhas grandes de papel e colocou-as sobre a mesa de nogueira polida.
Jack ficou de pé ao lado,