Em 60 capítulos de um minuto, Andrew Pessin procura oferecer ao leitor um trecho de sabedoria filosófica para cada dia, dando-lhe algo sobre o qual pensar na pausa para o café.
Filosofia Em 60 Segundos – Andrew Pessin
Ficha Técnica
Copyright © 2012 by Andrew Pessin
Publicado de acordo com Oneworld Publications, Oxford England.
Todos os direitos reservados.
Tradução para a língua portuguesa © Texto Editores Ltda., 2012
Título original: The-60 second philosopher. Expand your mind on a minute or so a day!
Diretor editorial: Pascoal Soto
Editora: Mariana Rolier
Produção editorial: Sonnini Ruiz
Assistente editorial: Carolina Pereira da Rocha
Preparação de texto: Jean Xavier
Revisão: Paulo Cesar Veiga, Margô Negro e Patrícia de Almeida Murari
Capa: Gabinete de Artes/Axel Sande
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Pessin, Andrew
Filosofia em 60 segundos : expanda sua mente
com um minuto por dia! / Andrew Pessin ; tradução
Marcelo Barbão. -- São Paulo : Leya, 2012.
Título original: The 60-second philosopher :
expand your mind on a minute or so a day!
9788580445770
1. Filosofia I. Título.
12-03876 CDD-100
Índices para catálogo sistemático:
1. Filosofia 100
Texto Editores Ltda.
Uma editora do Grupo LeYa
Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 86
01248-010 – Pacaembu – São Paulo SP
www.leya.com
SOBRE O AUTOR
Andrew Pessin é professor titular de filosofia do Connecticut College e autor de The God Question: What famous thinkers from Plato to Dawkins have said about the divine. Ele foi apresentado diversas vezes no The David Letterman Show como “O Gênio”.
Alguns filósofos acreditam que há uma razão para tudo.
Este livro é dedicado às minhas três razões para tudo: ERP, NRP e GR.
INTRODUÇÃO
Este livro é dedicado ao filósofo que há em você.
Você pode nem saber que tem um, pode nem achar que quer ter um, mas posso garantir que ele (ou ela) não só existe, mas também, depois que você deixar que apareça um pouco, vai ficar feliz por ter feito isso, porque a filosofia pode levá-lo a alguns lugares fantásticos sem você precisar sair da sua poltrona ou do assento no metrô às 7h15 da manhã; e pode mostrar algumas coisas extraordinárias, mesmo que você não procure muito. Na verdade, ela pode mostrar que os lugares aonde você vai e as coisas que vê todos os dias são bastante incríveis, ou seja, a filosofia pode aguçar sua apreciação do mundo – e da sua mente – ao mesmo tempo.
E, melhor de tudo, pode fazer isso ocupando um minuto (mais ou menos) do seu dia.
É verdade, alguns pensadores realmente inteligentes estiveram debatendo questões filosóficas durante quase três milênios, e o trabalho continua de maneira febril nesse momento. Mas poucas pessoas hoje em dia têm tempo para se debruçar sobre esses três mil anos de escritos filosóficos – sem mencionar o domínio do grego, do latim, do hebreu, do francês e do alemão, talvez até um pouco de urdu, necessários para enfrentar os originais.
Este livro foi escrito para você não ter de fazer tudo isso.
Nestes capítulos concisos, espero que você consiga visualizar alguns desses locais incríveis e que mostre algumas dessas coisas maravilhosas – fazendo com que pense “fora da caixa”, “dentro da caixa” e até sobre toda a ideia de “caixas”.
Claro que a primeira decisão a tomar, ao pensar no livro, foi exatamente o que incluir no texto. Bem, quando você pergunta isso a dois filósofos (eles mesmos reconhecem), acaba recebendo pelo menos três opiniões. Então, procurando conselhos para escrever este livro, perguntei a dezessete filósofos e recebi, como era de esperar, umas vinte e cinco e meia opiniões diferentes.1 Felizmente, todos entraram em conflito uns com os outros, de muitas maneiras, e eu pude ignorar tudo o que disseram. Em vez disso, perguntei ao filósofo dentro de mim o que ele achava, e o resultado foram as 60 opiniões que aparecem neste livro. Claro, elas também entram em conflito umas com as outras, de muitas maneiras; então eu perguntei a ele se isso seria algo com o que eu deveria me preocupar. Não foi uma surpresa quando respondeu: “Bem, sim e não”.
É assim que as coisas funciona