A mensagem deste livro é simples mas poderosa: fazer o que precisa ser feito, e não apenas o que lhe pedem, é a marca registrada da excelência profissional. Esta é a postura que devemos adotar para crescer e nos realizarmos profissionalmente. Atender a um cliente, solucionar um problema, ajudar um colega de trabalho, dar uma sugestão para economizar dinheiro, desenvolver uma idéia ou aprimorar um processo são ações esperadas de cada pessoa a partir do momento em que é contratada. É isso que Bob Nelson chama de A Expectativa Suprema: uma mensagem que poucas empresas declaram explicitamente e que, com este livro, todas as pessoas poderão ouvir: Nós o contratamos para fazer um trabalho, porém, mais importante que isso, nós o contratamos para você pensar, usar seu discernimento e agir segundo o interesse da empresa em todos os momentos. Faça sempre o que tem de ser feito, não espere que lhe peçam. Com exemplos claros e concretos, ele vai mostrar as diversas iniciativas que você — tenha anos de casa ou acabado de ser contratado — pode tomar para ser reconhecido como alguém que “faz as coisas acontecerem”.
Faça o que tem de ser feito – Bob Nelson
Copyright © 2003 por Bob Nelson
traduçãoVera Whately
preparo de originaisVirginie Leite
revisãoAntonio dos Prazeres
Sérgio Bellinello Soares
Projeto gráfico e diagramaçãoMarcia Raed
capaMiriam Lerner
geração de ePubAbreu´s System
CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ
N349m
Nelson, Bob, 1956-
Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem [recurso eletrônico] / Bob Nelson [tradução de Vera Whately]; Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
recurso digital
Tradução de: Please don't just do what i tell you, do what needs to be done
Formato: ePub
Requisitos do sistema: Multiplataforma
Modo de acesso:
ISBN 978-85-7542-633-3 (recurso eletrônico)
1. Liderança. 2. Motivação no trabalho. 3. Eficiência industrial. 4. Livros eletrônicos. I. Título.
10-6518
CDD: 658.314
CDU: 658.310.13
Todos os direitos reservados, no Brasil, por
GMT Editores Ltda.
Rua Voluntários da Pátria, 45 – Gr. 1.404 – Botafogo
22270-000 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2538-4100 – Fax: (21) 2286-9244
E-mail: [email protected]
www.sextante.com.br
SUMÁRIO
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
PARTE 1: INTRODUÇÃO
PARTE 2: A EXPECTATIVA SUPREMA
PARTE 3: ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS SIMPLES
PARTE 4: PREOCUPAÇÕES COMUNS
Medo
Frustração
Fracasso
PARTE 5: CONCLUSÃO: A RECOMPENSA SUPREMA
PREFÁCIO
Bob Nelson e eu somos amigos há mais de quinze anos. Por isso, tive a oportunidade de acompanhar a história de Faça o que Tem de Ser Feito. Durante algum tempo, nós conversamos sobre a possibilidade de escrever um livro a quatro mãos, tendo como base Mensagem para Garcia, uma fábula clássica sobre a importância de os funcionários fazerem aquilo que seus supervisores mandam. Mais de uma década depois, Bob reformulou essa mensagem para que ficasse mais afinada com o nosso tempo.
Por quê? O antigo conceito de trabalho não existe mais. Acabou. Antes, a lealdade costumava garantir a estabilidade no emprego. Quando me formei, lembro que um amigo arranjou um emprego numa grande companhia telefônica e ligou para casa para dar a boa notícia. A mãe dele chorou de alegria e disse: “Você está feito para a vida toda.” Hoje, onde quer que se trabalhe, nunca se está feito na vida. Com todas as mudanças ocorridas nas empresas, não existe mais garantia para o futuro.
Se o conceito antigo acabou, qual é o novo? Em conversas com pessoas dos quatro cantos do mundo, eu procurei saber o que elas procuram num emprego, já que não têm mais segurança. As respostas apontam para duas coisas: honestidade e oportunidade. Em primeiro lugar, os colaboradores de hoje querem saber a verdade, não aceitam mentiras. Eles não se sentem confortáveis numa empresa que garante que não fará demissões e, seis meses depois, começa a demitir gente. Segundo, eles querem oportunidades – de aprender, de acumular conhecimentos e de desenvolver suas habilidades. Eles sabem que o valor de seu trabalho e seu potencial de se recolocar no mercado são a sua maior segurança no emprego.
Hoje fala-se muito em “Tornar-se uma marca”. Em breve, todos terão seus portfólios com a descrição das oportunidades que tiveram e das habilidades que oferecem ao empregador. Atualmente, a melhor forma de aprender é ter oportunidade de tomar iniciativa. As pessoas precisam ter chance de cometer erros e de aprender com esses erros. E precisam conhecer as estratégias e técnicas necessárias para se destacarem no trabalho. É disso que este livro trata. Bob mostra que todos nós podemos criar nossas próprias oportunidades, independentemente de onde trabalhamos ou da função que exercemos.
A mensagem de Bob também é oportuna ao mostrar que as grandes empresas que estão vencendo a concorrência hoje em dia são as que focalizam o cliente. Não há nada que deixe um cliente mais irritado do que frases prontas, como “Desculpe, mas essa é a nossa política”, “Eu sou um mero empregado aqui” ou “O senhor deseja falar com o meu supervisor?”. Os clientes – mais exigentes a cada dia – gostam