Psicose, de 1960, entrou para a história do cinema como uma das obras mais importantes do mestre do suspense Alfred Hitchcock. No livro, o jornalista e roteirista Stephen Rebello desvenda os bastidores da produção considerada pelo American Film Institute o melhor thriller de todos os tempos, conta a impressionante história real que inspirou o filme e revela a decisão do cineasta, após a recusa do projeto pela Paramount, de bancar ele próprio as filmagens, atraindo estrelas famosas por uma fração do cachê habitual, marca de sua obstinação artística e determinação.
Leitura obrigatória para todos os amantes do cinema, Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose será publicada em 25 de janeiro e inspirou Hitchcock, filme de Sacha Gervasi protagonizado por Anthony Hopkins e Helen Mirren — que acaba de ser indicada ao Globo de Ouro e ao SAG Awards por sua atuação como Alma, esposa do famoso diretor. Com previsão para estreia nacional em 8 de fevereiro e distribuição da Fox, a produção ainda tem Scarlett Johansson como Janet Leigh, a estrela da célebre cena do chuveiro.
Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose – Stephen Rebello
Sobre o autor
Stephen Rebello é escritor e roteirista, com contribuições para projetos da Disney/Pixar. Editor colaborador da revista L.A. Style, teve artigos publicados nas revistas Premiere, GQ, Movieline, Playboy, Interview, Cinefantastique e em várias outras publicações, sempre cobrindo o mundo do cinema. Suas entrevistas nos bastidores de Hollywood já arrancaram revelações provocantes de dezenas de celebridades. Atualmente Rebello vive em Santa Monica, na Califórnia.
Copyright © 1990, 2012 Stephen Rebello
TÍTULO ORIGINAL
Alfred Hitchcock and the Making of Psycho
CAPA
Julio Moreira
FOTO DE ORELHA
Cortesia do autor
PREPARAÇÃO
Jaime Biaggio
REVISÃO
Clara Diament
Cláudia Amorim
REVISÃO DE EPUB
Juliana Pitanga
GERAÇÃO DE EPUB
Intrínseca
E-ISBN
978-85-8057-285-8
Edição digital: 2013
Todos os direitos reservados à
Editora Intrínseca Ltda.
Rua Marquês de São Vicente, 99, 3º andar
22451-041 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
Tel./Fax: (21) 3206-7400
www.intrinseca.com.br
»
»
»
»
PARA MINHA FAMÍLIA, que me mantém honesto.
SUMÁRIO
PREFÁCIO
1.A TERRÍVEL VERDADE
AS ATROCIDADES DE ED GEIN
2.O ROMANCE
SINCERAMENTE, ROBERT BLOCH
3.O DIRETOR
O PROBLEMA COM ALFRED
4.O ACORDO
AS MANOBRAS VITORIOSAS DE HITCHCOCK
5.OS ROTEIROS
ESCREVER É REESCREVER
6.PRÉ-PRODUÇÃO
O ESTÚDIO
A equipe técnica
Elenco
Desenho de produção
Figurino
Maquiagem
Hitchcock versus censura: primeiro round
7.FILMAGEM
PRODUÇÃO Nº 9401, “O FILME DE 30 DIAS” DE HITCHCOCK
Um set dividido
O diretor inova
Sem fotografias, por favor
Hitchcock se diverte
Saul Bass e o grito no chuveiro
Arbogast encontra a Mãe
Fim de jogo
8.PÓS-PRODUÇÃO
"CENAS REFEITAS, PICUINHAS E INDECISÃO
O som da Mãe
As primeiras exibições
Sons e música
Créditos de abertura
Hitchcock encara outra exibição
Diretor versus censura: segundo round
9.PUBLICIDADE
CUIDADOS NO TRATAMENTO DE PSICOSE
10.O LANÇAMENTO
O MUNDO ENTRA EM PSICOSE
Hitchcock e o Oscar: “sempre a madrinha?”
11.RESUMO DA ÓPERA
ELENCO E EQUIPE DE PSICOSE
E DEPOIS DE PSICOSE
PSICOSE EM CASA
PSICOSE, A TRILHA SONORA
OS FILMES DE ALFRED HITCHCOCK
Mudos
Sonoros
Televisão
NOTA SOBRE AS FONTES
BIBLIOGRAFIA SELECIONADA
AGRADECIMENTOS
“O cinema deveria ser considerado mais forte que a razão.”
— Alfred Hitchcock
PREFÁCIO
Los Angeles, Califórnia, 5 de abril, 10h30 da manhã
Estou numa sala de reuniões da 20th Century Fox, sentado na cabeceira de uma mesa comprida, grandiosa e reluzente. Sobre a mesa, foram colocados cartões com os nomes dos convidados, o título do projeto Hitchcock e uma ilustração retratando o diretor de cinema e sua esposa e colaboradora, Alma, como uma versão mordaz, espirituosa e contemporânea do casal austero reproduzido por Grant Wood no quadro American Gothic. Também estão sobre a mesa cópias de Hitchcock, o roteiro de um longa-metragem inspirado no livro que você está lendo agora. Cerca de quarenta pessoas estão reunidas para a leitura do texto. Faltam oito dias para o início das filmagens, marcado para uma sexta-feira 13 — data que o falecido diretor teria aprovado.
Muitos rostos reunidos ao redor da mesa são fáceis de reconhecer. À minha esquerda estão Sir Anthony Hopkins e Dame Helen Mirren, que interpretam o Sr. e a Sra. Hitchcock. À direita deles, encontram-se Jessica Biel (como a atriz Vera Miles), James D’Arcy (no papel do ator Anthony Perkins) e Wallace Langham (o designer gráfico Saul Bass); e à sua esquerda estão sentados Danny Huston (como o roteirista Whitfield Cook, que trabalhou na adaptação de dois filmes de Hitchcock), Richard Portnow (o executivo da Paramount Barney Balaban) e Michael Wincott (Ed Gein, o assassino da vida real que inspirou a história de Psicose). Ausentes em decorrência de outros compromissos ou por problemas logísticos estão os atores escalados para interpretar a protagonista de Psicose: Janet Leigh; a auxiliar de longa data de Hitchcock, Peggy Robertson; o temível agente que se tornou um magn