Andrew Holtz (jornalista especializado em Medicina), estudou as principais obras da literatura médica e entrevistou diversos especialista para compilar os casos mais peculiares da série americana que mistura Medicina diagnóstica com investigação detetivesca: House. A série apresenta doenças tão insólitas que os próprios expectadores duvidam da realidade de tudo aquilo. Andrew vai em busca da medicina dentro do seriado!
A Ciência Médica de House – A verdade por trás dos diagnósticos da série de TV – Andrew Holtz
Abas
House, uma das séries americanas de televisão mais assistidas no Brasil atualmente, apresenta Gregory House, um médico brilhante e sarcástico que, com a ajuda de sua equipe, desvenda os casos bizarros que chegam ao Hospital Princeton-Plainsboro.
Dotado de um humor extremamente ácido e uma total inabilidade para lidar com as pessoas, o Dr. House despreza a humanidade e repele qualquer possibilidade de envolvimento, por mais superficial que seja. Apesar de seu jeito rabugento e de sua indisfarçável frieza, que muitas vezes resvala na crueldade, o protagonista cativa o telespectador pela perspicácia com que analisa os sintomas mais incomuns e produz os diagnósticos mais precisos e inesperados.
Os casos mostrados na série são tão inusitados que é inevitável para o público questionar a veracidade das conclusões apresentadas. Será realmente possível um caso de malária no cérebro? Uma raríssima doença genética poderia ser descoberta porque a paciente cancelou uma consulta oftalmológica? E os tratamentos nada ortodoxos sugeridos por House, quando ele recomenda o fumo para curar uma doença inflamatória no intestino ou algumas doses de uísque para sanar um caso de envenenamento? Afinal, o que é verdade e o que é ficção nessa intrigante série de TV?
Andrew Holtz estudou as principais obras da literatura médica e entrevistou diversos especialistas – médicos, enfermeiros e professores – para compilar os mais extraordinários casos e os mais surpreendentes tratamentos já vistos na prática da medicina. Em um texto que consegue conciliar inteligibilidade para os leigos e riqueza de detalhes para os iniciados na ciência médica, o autor desvenda os mistérios que instigam a curiosidade de todos que assistem a um dos seriados mais populares da atualidade.
Andrew Holtz é jornalista especializado em medicina e mestre em Saúde Pública. Foi repórter da CNN e atualmente trabalha como autônomo, produzindo matérias nas áreas de medicina e saúde. É membro do conselho da Associação de Jornalistas Especializados em Assistência Médica dos Estados Unidos.
Contra-capa
Como pode um adolescente quase morrer com sarampo sem nunca haver entrado em contato com o vírus? E alguém já viu o cérebro ser afetado por um verme parasita? No popular seriado americanos House, o ranzinza mas genial Dr.
Gregory House trata de doenças tão insólitas que fazem com que os telespectadores imaginem se há alguma autenticidade ou se os diagnósticos são pura invenção.
Com uma linguagem acessível e dinâmica, Andrew Holtz apresenta o resultado de uma extensa pesquisa em busca dos casos mais peculiares que o irreverente protagonista trata na série que mistura medicina diagnóstica com investigação detetivesca.
A meus pais, Merriman e Carolyn Holtz, por seu amor e apoio, e pelas oportunidades maravilhosas.
A minha esposa, Kelly Butler Holtz, por seu amor e companheirismo, mas particularmente por administrar nossa casa e nossa família enquanto eu escrevia este livro.
A nossos filhos, Aaron e Judy, por suportar minhas ausências em longas jornadas de trabalho.
SUMÁRIO
Introdução: Como identificar zebras
9
1. "Doutor, não me sinto muito bem."
13
A apresentação dos pacientes aos médicos. A maioria dos queixos são comuns, mos de vez em quando há uma "zebra" à espreita na solo de exames.
2. Investigação e sondagem
41
O exame. O que os médicos procuram.
3. Vamos fazer alguns testes
67
Os testes e dispositivos usados paro ver os pacientes por dentro.
4. Há um computador na casa?
101
Simplesmente há info