A mais extraordinária aventura de todos os tempos No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente Antártico, passando pelo Pólo Sul, mas pouco antes de alcançar sua base original, o Endurance fica preso no gelo e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem nas placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de salvação nos botes salva-vidas. O livro de Alfred Lansing é o mais extraordinário relato dessa odisséia.
Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, Lansing reconstrói os meses de ansiedade e trabalho duro que a tripulação do Endurance enfrentou. Com recursos escassos, seu desafio de sobrevivência era imenso. Em uma narrativa fascinante, Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida.
A Incrível Viagem De Shackleton – Alfred Lansing
A incrível
viagem de
Shackleton
Título original: Endurance: Shackleton’s Incredible Voyage
Copyright © 1959 por Alfred Lansing
Copyright da tradução © 2004 por GMT Editores Ltda.
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida
ou transmitida por quaisquer formas ou meios, eletrônicos ou mecânicos,
incluindo fotocópias, gravações ou qualquer outro tipo de arquivamento
de informações, sem a autorização por escrito dos editores.
tradução
Sérgio Flaksman
revisão
Clara Diament
Sérgio Bellinello Soares
projeto gráfico e diagramação
Valéria Teixeira
capa
Miriam Lerner
geração de ePub
Marcelo Morais
A fotografia da capa foi reproduzida com a permissão da
Royal Geographical Society.
CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ
L283i
Lansing, Alfred
A incrível viagem de Shackleton [recurso eletrônico] / Alfred Lansing [tradução de Sérgio Flaksman]; Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
(recurso digital): il.
Tradução de: Endurance: Shackleton’s incredible voyage
Formato: ePUB
Requisitos do sistema: Multiplataforma
ISBN 978-85-7542-664-7 (recurso eletrônico)
1. Shackleton, Ernest Henry, Sir, 1874-1922 - Viagens. 2. Endurance (Navio). 3. Imperial Trans-Antarctic Expedition (1914-1917). 4. Antártida - Descobertas e explorações. 5. Livros digitais. I. Título.
CDD: 919.89
CDU: 913(99)
11-2307
Todos os direitos reservados, no Brasil, por
GMT Editores Ltda.
Rua Voluntários da Pátria, 45 – Gr. 1.404 – Botafogo
22270-000 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2538-4100 – Fax: (21) 2286-9244
E-mail: [email protected]
www.sextante.com.br
Sumário
Prefácio
Membros da Expedição Imperial Transantártica
PARTE I
PARTE II
PARTE III
PARTE IV
PARTE V
PARTE VI
PARTE VII
Epílogo
Agradecimentos
Prefácio
A história que se segue é verdadeira.
Todo esforço foi feito para retratar os fatos exatamente como ocorreram e para registrar com o máximo de precisão as reações dos homens que os viveram.
Para isso, uma enorme quantidade de material foi generosamente posta à minha disposição, sobretudo os diários extremamente detalhados de virtualmente todos os membros da expedição que mantinham diários. É incrível como esses diários são completos, levando-se em consideração as condições em que foram escritos. Na verdade, os diários contêm uma quantidade muito maior de informações do que eu poderia incluir neste livro.
Esses registros são uma variedade maravilhosamente estranha de documentos, manchados com a fuligem de óleo de gordura animal, enrugados por terem ficado encharcados e depois sido postos a secar. Alguns foram escritos em livros de contabilidade numa letra devidamente grande. Outros foram escritos em cadernos bem pequenos numa caligrafia diminuta. Em todos os casos, porém, foram conservadas no original a linguagem, a grafia e a pontuação utilizadas por seus autores.
Além de colocarem esses diários à minha disposição, quase todos os membros sobreviventes da expedição submeteram-se a longas horas, até mesmo dias, de entrevistas, com uma cortesia e uma cooperação pelas quais meu reconhecimento e minha gratidão não chegam a ser um pagamento adequado. A mesma boa vontade paciente marcou as inúmeras cartas em que esses homens responderam às muitas perguntas que surgiram.
Assim, a maioria dos sobreviventes dessa aventura espantosa colaborou comigo, com extrema gentileza e um notável grau de objetividade, para recriar nas páginas que se seguem o retrato mais fiel possível dos fatos que, coletivamente, seríamos capazes de produzir. Sinto-me profundamente orgulhoso por minha associação com eles.
No entanto, eles não têm qualquer responsabilidade pelo texto que se segue. Se quaisquer imprecisões ou interpretações incorretas tiverem se insinuado na narrativa, são minhas e não devem ser de modo algum atribuídas aos homens que participaram da expedição.
Os nomes dessas pessoas que ajudaram a tornar este liv