O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei Agora começa a guerra pela Terra-Média. Frodo se aproxima de Mordor, e a cada passo ele sente suas pernas fraquejarem. O ar pesado da região parece dominar-lhe as forças, deixando sua mente perturbada. Ele segue vacilante pela passagem secreta que Gollum o conduzira. O anel agora é um imenso e insuportável fardo ao pequeno hobbit do Condado, que diante do sombrio e tenebroso céu de Mordor, é incapaz de lembrar de sua tão amada terra. Não há mais tempo a perder. O Anel precisa ser destruído, imediatamente. Após a batalha pelo Abismo de Helm, no qual o exército de Saruman fora derrotado, Gandalf, Aragorn e o rei Théoden seguem para Minas Tirith, cidade que Sauron planeja atacar, mas desta vez, com toda sua força. Agora é a luta pelo o Um Anel. O Anel do poder. E Sauron deseja tê-lo ardentemente.
O Retorno do Rei – O Senhor Dos Anéis Vol. 3 – J.R.R. Tolkien
J.R. R. TOLKIEN
O SENHOR DOS ANÉIS
TERCEIRA PARTE
O RETORNO DO REI
ÍNDICE
Sinopse O RETORNO DO REI
Livro V
I.
Minas Tirith
II.
A passagem da Companhia Cinzenta
III.
A concentração das tropas de Rohan
IV
O cerco de Gondor
V
A cavalgada dos rohirrim
VI. A batalha dos Campos do Pelennor
VII. A Pira de Denethor
VIII. As Casas de Cura
IX. O último debate
X.
O Portão Negro se abre
Livro VI
I.
A Torre Cirith Ungol
II.
A Terra da Sombra
III.
A Montanha da Perdição
IV
O Campo de Cormal en
V
O Regente e o Rei
VI. Muitas despedidas
VII. A caminho de casa
VIII. O Expurgo do Condado
IX. Os Portos Cinzentos
Apêndice A
Apêndice B
Apêndice C
Apêndice D
Apêndice ESINOPSE
Esta é a terceira parte de O Senhor dos Anéis. A primeira parte, A Sociedade do Anel, conta como Gandalf, o Cinzento, descobriu que o anel possuído por Frodo, o hobbit, era na verdade o Um Anel, governante de todos os Anéis de Poder.
Reconta a fuga de Frodo e seus companheiros do pacífico Condado, sua terra natal, perseguidos pelo terror dos Cavaleiros Negros de Mordor, até que finalmente, com a ajuda de Aragorn, o guardião de Eriador, chegaram à Casa de Elrond em Valfenda, depois de terem passado por terríveis perigos.
Ali aconteceu o grande Conselho de Elrond, no qual foi decidido que se deveria tentar destruir o Anel, e Frodo foi designado o Portador do Anel.
Foi então escolhida a Comitiva do Anel, que deveria ajudar Frodo em sua Demanda: chegar, se pudesse, à Montanha de Fogo em Mordor, o domínio do próprio Inimigo, o único lugar onde o Anel poderia ser desfeito. Nessa Comitiva estavam Aragorn e Boromir, filho do Senhor de Gondor, representando os homens; Legolas, filho do Elfo-rei da Floresta das Trevas, representando os elfos; Gimli, filho de Glóin, da Montanha Solitária, pelos anões; Frodo e seu servidor Samwise, e dois jovens parentes dele, Meriadoc e Peregrin, representando os hobbits; e finalmente Gandalf, o Cinzento. Os Companheiros viajaram em segredo, partindo de Valfenda, no norte, e trilhando um longo caminho até que, frustados em sua tentativa de cruzar a passagem alta de Caradhras no inverno, foram conduzidos por Gandalf através do portão oculto e entraram nas vastas Minas de Moria, procurando um caminho por baixo das montanhas.
Ali Gandalf, em batalha com um terrível espírito do mundo subterrâneo, caiu num abismo escuro. Mas Aragorn, agora revelado como o herdeiro oculto dos antigos Reis do oeste, conduziu a Comitiva a partir do Portão Leste de Moria, passando pela terra élfica de Lórien, e descendo o Grande Rio Anduin, até chegar às Cachoeiras de Rauros. Já
tinham percebido que sua viagem era vigiada por espiões, e que a criatura Gol um, que outrora possuíra o Anel e ainda o desejava, estava seguindo sua trilha. Foi então necessário decidir se deveriam rumar para o leste, na direção de Mordor, ou continuar com Boromir em auxilio de Minas Tirith, a Principal cidade de Gondor, na guerra que se aproximava; ou ainda se deveriam se separar. Quando ficou claro que o Portador do Anel estava decidido a Continuar sua viagem desesperada até a terra do Inimigo, Boromir tentou tirar-lhe o Anel à força. A primeira parte termina com Boromir sucumbindo à sedução do Anel: com a escapada e o desaparecimento de Frodo e seu servidor Samwise, e a dispersão dos outros membros da Comitiva devido a um súbito ataque de soldados orcs, alguns a serviço do Senhor do Escuro de Mordor, outros a serviço do traidor Saruman de Isengard. A Demanda do portador do Anel já parecia estar fadada ao desastre.
A segunda parte (Livros III e IV), As Duas Torres, reconta os feitos da Comitiva depois do rompimento da Sociedade do Anel. O Livro III narra o arrependimento e a morte de Boromir, e seu funeral num barco que foi acolhido pelas Cachoeiras de Rauros; a captura de