Fruto de uma profunda pesquisa feita pela filha Sonia Rodrigues, este livro é uma reunião preciosa de entrevistas com o genial dramaturgo. O objetivo da organizadora era manter intacta a integridade do pensamento de Nelson, e o resultado foi muito bem-sucedido: um livro repleto de declarações sagazes e coerentes que evidenciam a incrível visão de mundo de um dos mais importantes personagens brasileiros do século XX.
Nelson Rodrigues por ele mesmo – Sonia Rodrigues
Sumário
O senhor das palavras
Nelson Rodrigues — Obra
Peças
Livros
Filmes
Televisão
Adaptações
Frases de Nelson Rodrigues
Organização Sonia Rodrigues
N
ELSON
R
ODRIGUES
POR ELE MESMO
Copyright © 2012
Autoria C
Todos os direitos reservados à editora
Edição Digital
Rio de Janeiro
2012
Revisão
(Edição Impressa)
Isadora Díaz
Rayana Faria
Pesquisa
(Edição Impressa)
Pedro Krause
© da organização, 2012 by Sonia Maria Santos Rodrigues
© desta edição, 2012 by Espólio de Nelson Falcão Rodrigues
Direitos de edição digital da obra em língua portuguesa: Autoria C. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação etc., sem a permissão do detentor do Copyright.
ISBN 978-85-87163-05-9
© Editora Autoria C, 2012
Autoria C
Rua do Catete, 311 sala 1109
Rio de Janeiro - RJ
CEP. 22020-001
21 2245.5577
www.nelsonrodrigues.com.br
[email protected]
B869 - Literatura Brasileira
POR ELE MESMO
O senhor das palavras
P
esquiso e patrocino pesquisas sobre meu pai, Nelson Rodrigues, há 12 anos, desde meados de 1999. Para isso comprei vários arquivos de jornais e de particulares.
Às vésperas do seu centenário me dediquei a reler o acervo que acumulei sobre ele e sua obra para o portal
nelsonrodrigues.com.br.
Acabou que na leitura o dono das palavras se impôs. Pela admiração, pela coerência das ideias, por suas profecias. Foi assim que surgiu
Nelson Rodrigues por ele mesmo
.
A maioria do material pesquisado está disponível. As entrevistas podem ser lidas, na íntegra, no portal. Meu trabalho foi apenas o de organizar, “costurar” tais entrevistas, depoimentos, aspas.
O que mais me incomodou, durante a leitura, foi constatar o quanto estão se perdendo, no país, as ideias de Nelson Rodrigues, o que ele dizia que era, o que as pessoas que o conheceram disseram dele ou a ele. O que essas pessoas fizeram, às vezes de acordo com ele, às vezes em desacordo.
Os primeiros leitores deste livro me pediram que contasse qual foi o método, o caminho para a organização desses depoimentos.
Quanto ao método, o primeiro passo foi levantar tudo o que fosse possível. Para isso, em 2000, contratei uma equipe de dez pessoas, coordenada por Luisa Chaves de Melo, que acabava de defender o mestrado em literatura, para pesquisar a vida e a obra de meu pai. Ao final desse levantamento, ela e Maurício Mota garantiram que, pela primeira vez, se colocasse na internet o máximo de informações sobre Nelson Rodrigues.
Em 2005, numa reedição do site, tendo à frente o jornalista Tiago Fonseca, criei o blog Nelson por ele mesmo. Já na época, eu entendia que existia um espaço para a sua voz solitária interagir com os internautas.
A firmeza com que meu pai defendia o seu ponto de vista, sem ataques pessoais, me fez ter muito orgulho dele, considerando que vivemos num país em que é comum o insulto, a difamação contra os que não comungam do mesmo ponto de vista.
Eu teria vários comentários a fazer sobre o quanto ele resistia a abrir mão de sua feroz independência intelectual, para usar uma expressão de Anísio Teixeira em relação a Monteiro Lobato. Mas deixo aos leitores que quiserem, depois de ler meu pai por ele mesmo, a opção de tirarem suas próprias conclusões recorrendo às entrevistas completas no portal que criei. Lendo as íntegras, terão condições de avaliar a interferência ou não de alguns entrevistadores, tentando guiar as respostas, e a sensibilidade de outros em fazer perguntas