O mundo moderno, tecnologicamente avançado e globalizado, adquiriu um grau de complexidade nunca visto na história da humanidade – porém seu equilíbrio é tão precário quanto um castelo de cartas. É o que o renomado cientista de sistemas John Casti expõe, de forma cristalina, em seu novo livro. Basta o empurrãozinho do inesperado para que a civilização, como a conhecemos entre em pane, com consequências graves para o modo de vida a que estamos acostumados. Casti examina a probabilidade de ocorrência de eventos extremos (ou eventos X, como denomina) provocados pelo próprio homem, indo de um prolongado apagão na internet ao esgotamento dos combustíveis, de uma pandemia global à desativação de todos os aparelhos eletrônicos por um pulso eletromagnético. E o mais assustador, como aponta Casti, é que todos os eventos catastróficos apresentados no livro já aconteceram antes.
O Colapso de Tudo – John Castiem
Copyright © John L. Casti, 2011
Publicado mediante acordo com HarperCollins Publishers
TÍTULO ORIGINAL
X-Events
CAPA
Raphael Pacanowski
PREPARAÇÃO
Clara Diament
REVISÃO
Taís Monteiro
Milena Vargas
REVISÃO DE EPUB
Juliana Pitanga
GERAÇÃO DE EPUB
Intrínseca
E-ISBN
978-85-8057-265-0
Edição digital: 2012
Todos os direitos reservados à
EDITORA INTRÍNSECA LTDA.
Rua Marquês de São Vicente, 99, 3º andar
22451-041 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
Tel./Fax: (21) 3206-7400
www.intrinseca.com.br
»
»
»
»
Aos conhecedores do desconhecido
SUMÁRIO
NOTA DO AUTOR
PREÂMBULO: QUAL É O X DA QUESTÃO
PARTE I: POR QUE O NORMAL JÁ NÃO É MAIS TÃO “NORMAL”
PARTE II: OS CASOS
1 APAGÃO DIGITAL
Uma interrupção generalizada e duradoura da internet
2 QUANDO VAMOS COMER?
O esgotamento do sistema global de abastecimento de alimentos
3 O DIA EM QUE OS ELETRÔNICOS PARARAM
Um pulso eletromagnético continental destrói todos os aparelhos eletrônicos
4 UMA NOVA DESORDEM MUNDIAL
O colapso da globalização
5 FÍSICA MORTÍFERA
Destruição da Terra pela criação de partículas exóticas
6 A GRANDE EXPLOSÃO
A desestabilização do panorama nuclear
7 ESGOTAMENTO
O fim do suprimento global de petróleo
8 É DE DOER
Uma pandemia global
9 NO ESCURO E COM SEDE
Falta de energia elétrica e de água potável
10 TECNOLOGIA FORA DE CONTROLE
Robôs inteligentes sobrepujam a humanidade
11 A GRANDE CRISE
Deflação global e o colapso dos mercados financeiros mundiais
PARTE III: EVENTOS X REVISITADOS
NOTAS E REFERÊNCIAS
NOTA DO AUTOR
AO OLHAR RAPIDAMENTE A capa deste livro, seria fácil pensar que se trata de mais uma narrativa profética de desgraças e tragédias, um relato de apocalipses prestes a assolar a humanidade e a conduzir nosso estilo de vida de volta aos padrões da era pré-industrial. Porém, como costuma acontecer na vida, as primeiras impressões podem ser enganadoras, ou até mesmo completamente erradas. O objetivo deste livro não é apavorar ninguém. Muito pelo contrário. Mas, se aqui não se encontra uma visão infernal de um futuro próximo, o que há nestas páginas?
O livro em suas mãos relata possibilidades, possibilidades dramáticas, raras, surpreendentes, capazes de exercer um enorme impacto na vida humana, sobre as quais mantemos a ilusão de que não têm relação com nossos atos. Tais possibilidades costumam ser abarcadas pela expressão genérica “eventos extremos”. Prefiro chamá-las de eventos X. Este é um livro sobre esses acontecimentos fora do comum, aquelas surpresas que complementam tudo que se desenrola no que poderíamos chamar de âmbito da “normalidade”. Em contraposição, a esfera dos eventos X foi muito pouco explorada pela ciência, simplesmente porque seus elementos, sejam eles impactos de asteroides, crises financeiras ou ataques nucleares, são, por definição, raros e inesperados. A ciência em geral se atém ao estudo de fenômenos recorrentes. Os eventos X fogem a essa categoria, o que explica por que não existe, até o presente momento, nenhuma teoria decente que esclareça quando, como e por que eles ocorrem. Este livro é, no mínimo, uma convocação para o desenvolvimento daquilo que poderíamos batizar de “teoria da surpresa”. Podemos resumir afirmando que o principal objetivo deste livro é propor uma resposta para a seguinte pergunta: como caracterizamos o risco em situações nas quais a teoria da probabilidade e as estatísticas não podem ser empregadas?
Eventos extremos causados pelo homem, não pela natureza, são resultado de conhecimento de menos em busca de complexidade de mais em nossos sistemas humanos. Um evento X — uma revolução política, a queda da internet ou o colapso de uma civilização — é a forma que a natureza humana tem de reduzir uma sobrecarga de complexidade que se tornou insustentável. Cada parte deste livro destina-se ao esclarecimento das seguintes questões:
• Por que ocorrem os eventos X?
• Por que hoje em dia acontecem mais eventos extremos do que em qualquer outra época?
• Qual o impacto que um determinado even