É uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens – dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores – que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz.
O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive.
Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.
Escrito para todas as idades, Quem Mexeu no Meu Queijo? apresenta propostas que podem durar por toda a vida.
Uma maneira fantástica de lidar com as mudanças em seu trabalho e em sua vida.
Quem mexeuno meuQueijo?
Spencer Johnson, M. D.
Prefácio de Kenneth Blanchard, Ph.D. Co-autores de O Gerente-Minuto
Quem mexeuno meuQueijo?
Outras obras do autor publicadas pela Editora Record
O gerente-minuto (com Kenneth Blanchard)O gerente-minuto em ação (com Robert Lorber)A liderança e o gerente-minutoA mãe-minutoUm minuto para mimO pai-minutoO presente preciosoO professor-minuto (com Constantce Johnson)O vendedor-minuto (com Larry Wilson)
CIP – Brasil. Catalogação-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ.
Johnson, Spencer
J65 Quem mexeu no meu Queijo?/ Spencer Johnson;
1ª ed. tradução de Maria Clara de Biase. – 4ª tiragem – Rio de Janeiro: Record, 2000.
Tradução de: Who moved my Chese?
Contém dados biográficos
Inclui apêndices
ISBN 85 – 01 – 05402 – X
1. Motivação (Psicologia). 2. Mudança (Psicologia) 3. Auto-realização. 1.Título CDD – 158.1 CDU – 159.947.5
98.1429
Título original norte-americano WHO MOVED MY CHEESE?
Copyright @1998 by Spencer Johnson, M.D.
Publicado mediante acordo com G.P. Putnam´s Sons, uma subdivisão da Penguin Putnam Inc.
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, no todo ou em parte, através de quaisquer meios.
Direitos exclusivos de publicação em língua portuguesa para o Brasil adquiridos pela DISTRIBUIDORA RECORD DE SERVIÇOS DE IMPRENSA S.A.
Rua Argentina, 171 - Rio de Janeiro, RJ - 20921 – 380 – tel.: 585 – 2000 que se reserva a propriedade literária desta tradução
Impresso no Brasil
ISBN 85-01-05402 – X
PEDIDOS PELO REEMBOLSO POSTAL
Caixa Postal 23.052
Rio de Janeiro, RJ - 20922 – 970
Este livro é dedicado ao meu amigo Dr. Kenneth Blanchard, cujo entusiasmo me
incentivou a escrevê-lo e cuja ajuda o levou a tantas pessoas.
Sumário
A História por Trás da História por Kenneth Blanchard, Ph.D.
Uma Reunião: Chicago
A História
Um Debate: Mais Tarde, Naquele Mesmo Dia
Apêndice:
Sobre o Autor
Os melhores planosde ratos de homenscostumam dar errado.
Robert Burns. 1759 - 1796
A História por Trás da História por Kenneth Blanchard, Ph.D.
Fico emocionado em contar para você "a história por trás história" de Quem mexeu no meu Queijo?,porque isso significa que o livro já foi escrito, pode ser lido repetidamente e partilhado com outras pessoas.
Isso é algo que eu sempre quis que acontecesse desde que ouvi pela primeira vez Spencer Johnson contar a sua clássica e ótima história do "Queijo", anos atrás, antes de escrevermos juntos nosso livro O gerente-minuto. Lembro-me de que naquela época achei a história muito boa e desde então tenho colocado em prática as lições que tirei dela.
Esta é uma história de mudança que ocorre em um Labirinto em que quatro personagens engraçados procuram pelo "Queijo", uma metáfora para o que queremos ter na vida: seja um emprego, um relacionamento, dinheiro, uma casa grande, liberdade, saúde, reconhecimento, paz espiritual ou até mesmo uma atividade como corrida ou golfe.
Cada um de nós tem a sua própria idéia do que é um Queijo, e o procuramos porque acreditamos que nos fará felizes. Se o obtemos, freqüentemente ficamos ligados a ele. E se o perdemos, ou se nos é tirado, isso pode ser traumático.
O "Labirinto" na história representa onde você gasta tempo procurando o que quer. Pode ser a organização em que trabalha, a sociedade em que vive ou os relacionamentos que tem em sua vida.
Eu conta a história do Queijo que você está prestes a ler em minhas palestras ao redor do mundo, e depois as pessoas me dizem que diferença isso fez para elas.
Acredite ou não, esta curta história tem salvado carreiras, ca