A prodigiosa reputação adquirida por John Fowles como magistral contador de histórias vem a se fortalecer ainda mais com esta coleção de novelas, tão intrigantes e irresistíveis quanto tudo que escreveu antes. Caracteristicamente variadas em estiIo e assunto, são também temas de outros livros por ele escritos.
Em A Torre de Ébano um jovem pintor e crítico de artes visita velho pintor contemporâneo em seu retiro na Bretanha, vendo-se inesperadamente diante do desafio sexual e intelectual de um ménage extraordinário. A vida de egoísmo apaixonado do velho, sua coragem como pintor, acima de tudo suas duas amantes jovens, finalmente obrigam o visitante a uma reavaliação profunda de si próprio – como artista e como ser humano. Em Pobre Koko o escritor que foi vítima de ato insensato de vandalismo ís mãos de um invasor descobre que não foi ele próprio, mas algo muito mais profundo, que recebeu o ataque. O desaparecimento intrigante de um Membro do Parlamento, por todas as aparências feliz e bem sucedido, em O Enigma, não pode ser solucionado pelas técnicas policiais comuns; ao fim somente a intuição. pode desvelar o mistério. Em A Nuvem o tema central – narrado no contexto de longo dia de verão – é o isolamento amargo de uma jovem e recém-enviuvada inglesa que mora com a irmã expatriada e família da mesma, na França. A quinta obra da coleção é Eliduc, a tradução vivaz que John Fowles fez de uma história de amor e auto-renúncia medieval, na França. Nesse período da literatura, ao que ele acredita, encontra-se a origem da novela.
Muitíssimo satisfatórias pelas idéias que criam e imagens que sugerem essas novelas são modelos da arte em que seu narrador é mestre – cada qual uma jornada em que a viagem constitui prazer tão grande quanto a própria chegada.
A Torre de Ébano – John Fowles
Infelizmente não foi possível disponibilizar o primeiro capítulo do livro.