O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, completou 10 anos. E para comemorar a ocasião a Panda Books o lançou uma nova edição totalmente reformulada. O livro ganhou novo projeto gráfico, novas ilustrações e outras 160 páginas de curiosidades inéditas. Tem agora 700 páginas! Em dez anos de vida, o grande almanaque de informações úteis e inúteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de não-ficção mais vendido em 1995. Vendeu cerca de 189 mil exemplares. E já que somos curiosos de verdade, veja o que daria para fazer com tanto livro:
Cada exemplar pesava cerca de 720 gramas. Juntos, os livros se igualariam na balança a 21 elefantes africanos, que pesam 6,5 toneladas cada.
Cada exemplar tinha 21cm de comprimento. Se todos fossem enfileirados na horizontal, um ao lado do outro, dariam três voltas em torno da Terra, pela Linha do Equador.
Com os 189 mil exemplares de O Guia dos Curiosos vendidos, seria possível dar um livro para cada habitante da cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
A área de um exemplar era de 273cm². Se todos fossem dispostos lado a lado, formariam uma área equivalente a de 12,3 quadras de basquete.
Nesta nova edição atualizada, o livro pesa 770 gramas e tem 2,8 cm de espessura.
A escritora Rosana Herman resumiu assim a importância de O Guia dos Curiosos na orelha do livro: ?O Guia dos Curiosos é uma enciclopédia de um volume só, uma viagem rápida ao alcance da mão, uma diversão, um oráculo. Abrindo-o aleatoriamente em qualquer página pode servir de fonte divinatória para guiar nosso dia. Na cabeceira, proporciona a inspiração necessária para criar sonhos. Sim, querido leitor, nossa curiosidade ilimitada para sempre exigirá ser saciada e o autor, como Sísifo, está condenado a sua missão de oferecer de novo e de novo e de novo, mais e mais explicações para nossas inquietações e questionamentos?.
Guia Dos Curiosos – Marcelo Duarte
Infelizmente não foi possível disponibilizar o primeiro capítulo do livro.