Terra, ano 2014. Sete bilhões de pessoas procuram uma solução para os problemas que a explosão demográfica gerou. A solução é trasladar parte dos habitantes do planeta para os campos verdejantes de Whale’s Mouth, o nono planeta do sistema Fomalhaut, imagem que uma campanha promocional faz chegar aos televisores. Mas a neocolônia distava 24 anos-luz da Terra. O sistema Telpor, no entanto, resolveria o problema fazendo a viagem em 15 minutos. Milhões de pessoas já haviam percorrido este caminho eletrônico, mas ninguém retornara para contar a verdade.
Espaço Eletrônico – Philip K. Dick
ESPAÇO ELETRÔNICO
PHILIP K. DICK
The Unteleported Man (Versão original de 1966)
Tradução de Sônia Botelho
Nota: Esta é a versão original publicada em 1966. A versão expandida com 80000 palavras foi publicada em 1984 como Lies, Inc.
1
Por sobre a cabeça de Rachmael ben Applebaum flutuava um balão a jato e do seu circuito articulado uma voz masculina, artificial, bela mas inexpressiva, desprendeu-se, tão ampliada que não só Rachmael como todos os que se encontravam nas faixas transportadoras a ouviram. Era esta a finalidade da amplificação: isolar a pessoa e simultaneamente expô-la. O ridículo público, as vaias da multidão sempre presente eram utilizados como força agressora e… grátis para o credor, refletiu Rachmael.
- Senhor Applebaum! - A voz cordial, melodiosa, mas artificial, ecoou, expandiu-se, vibrou e mil cabeças humanas voltaram-se em expectativa, ergueram o olhar com divertido interesse, viram o balão a jato e também seu alvo: Rachmael ben Applebaum tentando sair do parque de estacionamento onde deixara seu veículo e entrar na sede da Lies Incorporated, distante apenas duzentos metros - mas o bastante para torná-lo visível e alvo do balão credor.
- Já ouvi - murmurou Rachmael, dentes cerrados, sem se deter. Dirigia-se à porta iluminada a fluoron da agência policial particular sem olhar para cima, fingindo, como se fosse possível, ignorar uma visão que nos últimos três anos passara a conhecer muito bem.
- Senhor Applebaum - gritou o balão - a partir de hoje, quarta-feira, 8 de novembro de 2014, passa a dever, como herdeiro dos bens e dívidas de seu falecido pai, a soma de quatro milhões de poscreds a Trails of Hoffman Limited, um dos principais esteios de seu pai…
- Está bem! - gritou Rachmael violento, detendo-se para olhar para cima, dominado por inútil ira, pelo desejo de perfurar, esvaziar e fazer cair o balão. Mas, que podia fazer? Pelos estatutos da UN, um credor tinha o direito de arrendar aquela peste. Era um recurso legal. E a multidão sorridente o sabia, vendo na situação motivo para um rápido divertimento. Não os culpava, porém. Há anos vinham sendo treinados para isso. Todos os meios de informação e educação, controlados pelos “desinteressados” bureau de assuntos públicos da UN, insistiam naquela faceta do caráter complexo do homem moderno: sua capacidade para divertir-se com o sofrimento de um desconhecido.
- Não posso pagar. E vocês sabem muito bem - replicou Rachmael.
Lá no alto, o balão a jato ouviu. Era dotado de áudio receptores extremamente apurados. Mas não acreditou, nem se importou com o fato de ser ou não verdade. Sua tarefa era perseguir e não apurar fatos. De pé na faixa transportadora que o deslocava automaticamente, Rachmael falou, controlando-se o mais possível:
- No momento não disponho de dinheiro, porque venho pagando continuamente, um a um, todos os credores da Applebaum Interprise. Caçoísta, a voz mecânica soou:
- A três sigs por poscred. Grande pagamento.
- Dê-me tempo - replicou Rachmael.
- Planos, Senhor Applebaum? - A voz transpirava sarcasmo.
Houve uma pausa, depois a resposta:
- Sim.
Mas não deu maiores esclarecimentos. Dependia em parte do que conseguisse na agência de polícia particular, Lies Incorporated. Se conseguisse. Pelo videofone, pelo menos, julgara surpreender um sinal de simpatia do proprietário da agência, Matson Glazer-Holliday.
Dentro de cinco minutos, numa entrevista formal com o psico-responsável da Lies Incorporated, Rachmael descobriria até que ponto a agência policial, que afinal precisava sobreviver à competição, teria de enfrentar a UN e os gigantes de menor porte do sistema dos nove planetas, apoiando um homem que não só estava arruinado como endividado, responsável pela desagregação de um império industrial que, ao desabar, arrastara seu diretor e proprietário, Maury Applebaum, à morte obviamente voluntária.
Obviamente. Vocábulo expressivo e impressionante com